segunda-feira, 14 de novembro de 2011

"Foi tudo melhor que eu imaginava"

Débora Zilz é designer gráfica, tem 22 anos e está fazendo intercâmbio no Canadá desde agosto. Para saber um pouco mais do que está rolando com ela por lá, confira abaixo algumas perguntas e respostas.


De onde surgiu o interesse de fazer um intercâmbio? 
Sempre tive vontade de viajar antes de me formar. Amo conhecer novas pessoas, culturas e, claro, novas línguas!
Como que você conheceu a Conexão Canadá?
Através de uma feira de intercâmbio.
Como foi a preparação para o intercâmbio? 
Foi super tranquila. Fizemos tudo com antecedência. A agência ajudou muito com toda a burocracia e também com a preparação da bagagem, o que seria importante trazer e o que não precisaria.
O que te levou a escolher a Canadá como destino? 
O Canadá é um país multicultural, com uma economia boa e o preço da escola e de vida é muito acessível. Mas o principal motivo foi, na verdade, que eu tenho familia morando aqui, então eu posso ficar na casa deles.
Por que escolhestes fazer 6 meses de intercâmbio? 
Eu já tinha uma boa base do inglês, então acredito que 6 meses é suficiente pra fixar bem e ganhar um pouco de pronúncia correta.
Quais foram as primeiras impressões do país?
Foi tudo melhor que eu imaginava. Cheguei aqui no verão e viajei para as montanhas... Não tem palavras, nem fotos, que expliquem as paisagens daqui! É simplesmente maravilhoso. As pessoas são muito atenciosas e receptivas também!
Como foi a fase de adaptação? 
Eu não tive nenhum problema, minha rotina acalmou muito em relação aos meus últimos dias no Brasil, então pra mim isso é classificado como férias.
Está valendo a pena realizar esse intercâmbio? 
Com certeza sim! Não me arrependo de nada e acho que um intercâmbio só tem coisas pra acrescentar na nossa vida!
Até agora, qual o maior aprendizado da tua experiência no exterior? 
No Brasil, eu tinha a impressão de que a cultura e as pessoas nos pressionavam a viver para a nossa profissão. Nunca era o suficiente, todos estavam correndo atrás do tempo. Aqui eu vejo uma ideia diferente, as pessoas conseguiram achar o equilibrio. Elas tem o tempo de exercicio e de lazer e conseguem conciliar isso com o trabalho. É o que quero aplicar pra minha vida quando voltar.
Quais os teus planos futuros em relação ao intercâmbio? 
Não sei ainda. Cada dia eu vejo que precisamos viver cada dia como se fosse o último. Então, agora, estou vivendo um dia de cada vez.
O que você diria para as pessoas que querem fazer um intercâmbio no Canadá? 
Que, com certeza, elas não vão se arrepender! 

Gostou da experiência maravilhosa que Débora está tendo? Faça como ela e agende seu intercâmbio com a Conexão Canadá.

contato@conexaocanada.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário