quinta-feira, 19 de julho de 2012

Canadá torna-se destino predileto de MBA entre brasileiros


Destino número 1 de jovens brasileiros que buscam cursos de idiomas no Exterior, o Canadá também conquista evidência entre universitários que procuram centros de excelência para programas de MBA. Segundo dados do Consulado Geral do Canadá, a demanda de brasileiros por essa modalidade de curso não para de crescer. Passou de 26%, em 2005, para 35% entre os brasileiros que viajaram com vistos de estudantes ao país em 2011.
"As matrículas de brasileiros em cursos de pós-graduação dobrou de 3.042 para 6.300 alunos”, lembra Jaqueline Aguilar, diretora regional de educação do Consulado. O órgão consular registra que as áreas mais procuradas são as de tecnologia; negócios e administração; marketing e design; e turismo e hotelaria.

“Mas existem também demandas entre os mais de 160 cursos ministrados por 39 universidades de nove províncias”, completa Aguilar. Entre os motivos das crescentes matrículas, estão o valor dos cursos, o custo de vida acessível, a segurança e qualidade de vida oferecidas pelas cidades do país. Um curso de MBA pode custar de CA$ 17 mil a CA$ 44 mil (aproximadamente de R$ 32 mil a R$ 84 mil).

“As universidades canadenses são reconhecidas como um centro de excelência em diversas atividades econômicas e mantêm amplos investimentos em pesquisa e inovação. Recentemente, inclusive, o governo local e o Brasil assinaram um acordo de cooperação e lançaram o Ciência sem Fronteiras, que garante a concessão de 12 mil bolsas para estudantes de pós-graduação e pesquisadores, o que abre um campo promissor para o estudo de MBA”, avalia a diretora regional de educação do órgão consular.

Entre outros atributos, o Canadá é o segundo país do mundo a abrigar companhias mundiais de software (cerca de 3 mil). A região da Grande Toronto representa o terceiro maior nicho de produção de tecnologia de comunicação e informação na América do Norte, só perdendo para o Vale do Silício e Nova York. E algumas das mais recentes invenções mundiais partiram de projetos canadenses, como o Blackberry, a lousa interativa Smart e a tecnologia Imax de cinema e tela plana.

Educação no Canadá

O Canadá desponta como destino número 1 dos estudantes brasileiros, cujo número subiu de 10.500 em 2004 para cerca de 20.000 mil em 2011. Há seis anos, o país é o destino preferido dos interessados em cursar idiomas no Exterior. Também é cada vez mais procurado para programas de high school, graduação, técnicos, pós-graduação ou MBA. Suas universidades e colleges com nível universitário – públicos e privados –, que juntas mantêm mais de 10 mil programas, figuram como as melhores do mundo em diversos rankings internacionais. Além disso, reúne atrativos como segurança, hospitalidade, custo acessível e inferior aos de programas similares na Europa e nos Estados Unidos, além de elevados índices de qualidade de vida.

fonte: Planeta Universitário

Nenhum comentário:

Postar um comentário